Paramarelos

José Bechara

De 24 Nov 2004 a 08 Jan 2005

Depois de expandir seus limites na criação de uma mega-instalação que ocupou o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, o artista José Bechara volta à pintura e apresenta a exposição Paramarelos. Os novos trabalhos ? grande parte deles oxidação sobre lona ? foram feitos durante a primavera, o que resultou numa tonalidade mais amarelada das obras. "A diminuição do tempo de oxidação das lonas combinada às condições climáticas da estação me deram um resultado de cor diferente do que venho fazendo", explica Bechara.

A mostra reune cerca de 10 telas em pequeno, médio e grande formatos e traz mais uma novidade: a mistura das oxidações com as pinturas a óleo, que Bechara retoma depois de 15 anos. Apesar de alérgico à tinta, o artista resolveu voltar a usá-la em função de suas propriedades. "Comparada à acrílica, a tinta óleo oferece mais possibilidades, obriga a uma espera, seca lentamente e me permite mudar o rumo do trabalho".

O artista amplia a sua paleta de cores, com o preto, o vermelho e o amarelo. Sua geometria, que vem sendo construída sobre suportes insólitos como lonas de caminhão ou peles bovinas, volta para a tela nesta nova série na qual Bechara demonstra seu interesse em continuar contrapondo o rigor formal ao informalismo.