De 22 Ago a 01 Out 2005
Na exposição Entre Paredes, Afonso Tostes apresenta 30 esculturas em pequeno formato, da série ?Prédios? e outras 5 maiores, da série ?Escoras?, todas em madeiras nobres brasileiras, recolhidas em incursões do artista por demolições e canteiros de obras da cidade.
Na sala de exposição, estão dispostas as 30 esculturas da série Prédios, numa montagem até então inédita, onde as paredes estão livres, brancas e funcionam como uma espécie de moldura para o chão, que abriga as obras. As peças dessa série contrapõem a natureza rústica da madeira, da maneira que foi encontrada, aos segmentos trabalhados pelo artista. Tostes afirma que "a observação daquilo que a princípio passaria dasapercebido, para ele é matéria prima e fundamental".
As obras da série Escoras estarão fora do espaço expositivo, mais precisamente, no corredor externo da casa. Uma delas, sustentando o vão da escada que dá acesso ao segundo andar da galeria e as outras escorando as paredes da casa e uma grande peça na rua, como que escorando a casa que abriga a galeria.
A produção atual do artista aprofunda sua investigação sobre as estruturas, pois as esculturas dialogam com o espaço arquitetônico onde estão instaladas, exercendo uma pressão que demonstra uma aparente fragilidade destes espaços e seus componentes. Dessa forma, teto e paredes da galeria, parecem desestruturados, não obstante a reflexão sobre a interdependência entre arte e instituição se faz presente de forma subjetiva. Entre Paredes é uma exposição pontual dentro da produção do artista, ele amplia e potencializa os conceitos de escultura e instalação, fazendo com que estes conceitos se aproximem e convivam numa mesma obra.