Hélio Oiticica

Biografia

(Rio de Janeiro, 1937-1980)

Um dos maiores expoentes da arte contemporânea brasileira, Hélio Oiticica iniciou sua carreira estudando com Ivan Serpa no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Escreveu seu primeiro texto sobre artes plásticas em 1954, e desde então o registro escrito de suas reflexões sobre arte e sua produção tornou-se um hábito. Em 1955, integrou o Grupo Frente, participando de exposições com trabalhos de linguagem construtiva. Ligou-se posteriormente ao Grupo Neoconcreto, tomando parte nas mostras realizadas no Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. O artista integrou a representação do Brasil na Exposição Internacional de Arte Concreta, organizada por Max Bill em Zurique, e esteve presente nas coletivas de vanguarda Opinião 65, Opinião 66 e Nova Objetividade Brasileira, expondo ainda na Bienal de São Paulo (1957, 1959 e 1965) e na Bahia (1966). Logo, abandonou os trabalhos bidimensionais, incursionando por novos domínios, como seus Núcleos e Penetráveis, para chegar em seguida à arte ambiental. Surgiram assim, de 1965 em diante, suas manifestações com os Parangolés, estandartes, tendas, entre outros. Todas essas experiências foram então objeto de um exposição efetuada em 1969 na Whitechapel Gallery, em Londres. Em 1970, Hélio Oiticica mudou-se para Nova York, onde recebeu uma bolsa da Fundação Guggenheim e participou da mostra Information, organizada pelo MoMA. Viveu nos Estados Unidos até 1978, quando então regressou ao Brasil, iniciando a última fase de sua carreira. Após seu falecimento, foi criado, em 1981, o Projeto Hélio Oiticica, destinado a preservar, analisar e divulgar sua obra, dirigido por Lygia Pape, Luciano Figueiredo e Waly Salomão. Entre 1992 e 1997, o Projeto HO realizou um grande mostra retrospectiva, apresentada em Roterdã, Paris, Barcelona, Lisboa, Mineápolis e Rio de Janeiro. Em 1996, a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro fundou o Centro de Artes Hélio Oiticica para abrigar todo o acervo do artista e colocá-lo à disposição do público. No entanto, em 2009, um incêndio na residência de César Oiticica destruiu grande parte do seu acervo. 



Currículo

Exposições póstumas (seleção)

2014

Seleção Nacional. LURIXS: Arte Contemporânea. Rio de Janeiro, Brasil

2013 

Hélio Oiticica: Das große Labyrinth. Museum für Moderne Kunst. Frankfurt, Alemanha

2009

Hot Spots: Rio de Janeiro/Milano–Torino/Los Angeles. Kunsthaus Zürich. Zurique, Suíça

Nós. Museu da República. Rio de Janeiro, Brasil

Arte Contemporânea Brasileira. Museu de Arte Contemporânea de Niterói. Niterói, Brasil

2008

Quando vidas se tornam forma. Museu de Arte Moderna de São Paulo. São Paulo, Brasil

MAM 60. Museu de Arte Moderna de São Paulo. São Paulo, Brasil

Estratégias para entrar e sair da modernidade. MASP Museu de Arte de São Paulo. São Paulo, Brasil

Penetráveis. Centro de Arte Hélio Oiticica. Rio de Janeiro, Brasil

Untitled (Vicarious): photographing the constructed object. Gagosian Gallery. Nova York, EUA

2007

Face to face. Daros Exhibitions. Zurique, Suíça

Anos 70: Arte como Questão. Instituto Tomie Ohtake. São Paulo, Brasil

Um Século de Arte Brasileira. Museu de Arte Moderna da Bahia. Salvador, Brasil

Um Século de Arte Brasileira. Museu Oscar Niemeyer. Curitiba, Brasil

Um Século de Arte Brasileira. Pinacoteca do Estado de São Paulo. São Paulo, Brasil

Um Século de Arte Brasileira. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil

E: Conjunção–Conexão. Galeria de Arte Marcelo Guarnieri. Ribeirão Preto, Brasil

Hélio Oiticica: The Body of Colour. TATE Modern. Londres, Reino Unido The Museum of Fine Arts. Houston, EUA

Tropicália: Brasil em Transe. Centro Cultural Banco do Nordeste. Fortaleza, Brasil

Neovanguardas. Museu de Arte da Pampulha. Belo Horizonte, Brasil

Binária: acervo e coleções. Museu de Arte da Pampulha. Belo Horizonte, Brasil

2006

Tropicália: Brasil em Transe. Centro Cultural Banco do Nordeste. Fortaleza, Brasil

Pintura e método: projeções da década de 1950. Instituto Tomie Ohtake. São Paulo, Brasil

Concreta ‘56: a raiz da forma. Museu de Arte Moderna de São Paulo. São Paulo, Brasil

Arte Moderna em Contexto: Coleção ABN AMRO Real. Banco Real. São Paulo, Brasil

Arte Moderna em Contexto: Coleção ABN AMRO Real. Instituto Cultural Banco Real. Recife, Brasil

Arte Moderna em Contexto: Coleção ABN AMRO Real. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil

Cosmococa: Programa in Progress. Galerie Lelong. Nova York, EUA

Cosmococa: Programa in Progress. Centro de Arte Hélio Oiticica. Rio de Janeiro, Brasil

Cosmococa: Programa in Progress. Pinacoteca do Estado de São Paulo. São Paulo, Brasil

Tropicália: a revolution in Brazilian culture. The Bronx Museum of the Arts. Nova York, EUA

2005

O Corpo na Arte Contemporânea Brasileira. Itaú Cultural. São Paulo, Brasil

Homo Ludens: do faz-de-conta à vertigem. Itaú Cultural. São Paulo, Brasil

Através, ou a Geometria Corrompida. Galeria Bergamin. São Paulo, Brasil

Soto: a construção da imaterialidade. Centro Cultural Banco do Brasil. Rio de Janeiro, Brasil

Binária: acervo e coleções. Museu de Arte da Pampulha. Belo Horizonte, Brasil

V Bienal de Artes Visuais do Mercosul. Porto Alegre, Brasil

Open Systems: Rethinking Art c.1970. TATE Modern. Londres, Reino Unido

Arte Brasileira: nas coleções públicas e privadas do Ceará. Espaço Cultural Unifor. Fortaleza, Brasil

2004

As Bienais: um olhar sobre a produção brasileira 1951/2002. Galeria Bergamin. São Paulo, Brasil

Arte Contemporânea Brasileira nas coleções do Rio. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil

Modernidade Transitiva. Museu de Arte Contemporânea de Niterói. Niterói, Brasil

Arquivo Geral. Jardim Botânico. Rio de Janeiro, Brasil

Exposição Acervo. LURIXS: Arte Contemporânea. Rio de Janeiro, Brasil

2003

50a Biennale di Venezia. Arsenale e Giardini della Biennale. Veneza, Itália

Arteconhecimento: 70 anos USP. Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. São Paulo, Brasil

Geo-Metrias. MALBA Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires. Buenos Aires, Argentina

Cuasi Corpus: arte concreto y neoconcreto de Brasil. Museo Rufino Tamayo. Cidade do México, México

Hélio Oiticica: cor, imagem e poética. Centro de Arte Hélio Oiticica. Rio de Janeiro, Brasil

Ordem x Liberdade. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil

Arte e Sociedade: uma relação polêmica. Itaú Cultural. São Paulo, Brasil

2002

Brazilian Visual Poetry. Mexic-Arte Museum. Austin, EUA

Hélio Oiticica: Quasi-Cinemas. Whitechapel Art Gallery. Londres, Reino Unido

Vivências: dialogues between the works of Brazilian artists. New Art Gallery Walsall. Londres, Reino Unido

Paralelos: arte brasileira da segunda metade do século XX. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil

Paralelos: arte brasileira da segunda metade do século XX. Museu de Arte Moderna de São Paulo. São Paulo, Brasil

Arte Brasileira na Coleção Fadel. Centro Cultural Banco do Brasil. São Paulo, Brasil

Beyond Preconceptions: the 60s experiment. Museu de Arte Moderna de São Paulo. São Paulo, Brasil National Gallery. Praga, República Tcheca

Caminhos do Contemporâneo 1952-2002. Paço Imperial. Rio de Janeiro, Brasil

2001

Brazil: Body and Soul. Solomon R. Guggenheim Museum. Nova York, EUA

Experiment Experiência: Art in Brazil 1958-2000. Museum of Modern Art. Oxford, Reino Unido

Da Adversidade Vivemos. Musée d’Art Moderne de la Ville de Paris. Paris, França

Espelho Cego: seleções de uma coleção contemporânea. Paço Imperial. Rio de Janeiro, Brasil

2000

Quando o Brasil era Moderno. Paço Imperial. Rio de Janeiro, Brasil

1999

Lygia Clark, Hélio Oiticica, Lygia Pape. CAIXA Cultural. Brasília, Brasil

The Experimental Exercise of Freedom. MOCA Museum of Contemporary Art. Los Angeles, EUA

Arte Construtiva no Brasil: Coleção Adolpho Leirner. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil

Do Plano ao Espaço. Centro de Arte Hélio Oiticica. Rio de Janeiro, Brasil

Out of Actions Between Performance and the Object: 1949-1979. Hara Museum of Contemporary Art. Tóquio, Japão

Out of Actions Between Performance and the Object: 1949-1979. Museu d’Art Contemporani. Barcelona, Espanha

Out of Actions Between Performance and the Object: 1949-1979. MOCA Museum of Contemporary Art. Los Angeles, EUA

Out of Actions Between Performance and the Object: 1949-1979. Austrian Museum of Applied Arts. Viena, Áustria

1998

Hélio Oiticica e a Cena Americana. Centro de Arte Hélio Oiticica. Rio de Janeiro, Brasil

1997

Visões e (Sub) Versões. Museu de Arte Contemporânea de Niterói. Niterói, Brasil

Escultura Brasileira: perfil de uma identidade. IDB Cultural Center. Washington D.C., EUA

1996

Tendências Construtivas no Acervo do MAC USP. Centro Cultural Banco do Brasil. Rio de Janeiro, Brasil

1994

Bienal Brasil Século XX. Fundação Bienal. São Paulo, Brasil

1993

Latin American Artists of the Twentieth Century. Kunsthalle Cologne. Colônia, Alemanha

Latin American Artists of the Twentieth Century. MoMA Museum of Modern Art. Nova York, EUA

Latin American Artists of the Twentieth Century. Centre Georges Pompidou. Paris, França

Latin American Artists of the Twentieth Century. Estación Plaza de Armas. Sevilha, Espanha

Hélio Oiticica: retrospectiva. Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão.Lisboa, Portugal

Hélio Oiticica: retrospectiva. Walker Art Center. Minneapolis, EUA

Hélio Oiticica: retrospectiva. Centro de Arte Hélio Oiticica. Rio de Janeiro, Brasil

Hélio Oiticica: retrospectiva. Fundació Antoni Tàpies. Barcelona, Espanha

Brasilien: entdeckung und selbstentdeckung. Kunsthaus Zürich. Zurique, Suíça

1990

The Latin American Spirit: art and artists in the United States. Miami Art Museum. Miami, EUA

The Latin American Spirit: art and artists in the United States. El Paso Museum of Art. El Paso, EUA

The Latin American Spirit: art and artists in the United States. San Diego Museum of Art. San Diego, EUA

The Latin American Spirit: art and artists in the United States. Instituto de Cultura Puertorriqueña. San Juan, Porto Rico

The Latin American Spirit: art and artists in the United States. The Bronx Museum of the Arts. Nova York, EUA

Hélio Mangueira Oiticica. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil

Figurativismo/Abstracionismo: o vermelho na pintura brasileira. Itaú Cultural. São Paulo, Brasil

Art in Latin America: the modern era 1820–1980. Palacio de Velázquez. Madri, Espanha

Art in Latin America: the modern era 1820–1980. Moderna Museet. Estocolmo, Suécia

Art in Latin America: the modern era 1820–1980. Hayward Gallery. Londres, Reino Unido

1988

Modernidade: arte brasileira do século XX. Museu de Arte Moderna de São Paulo. São Paulo, Brasil

Modernidade: arte brasileira do século XX. Musée d’Art Moderne de la Ville de Paris. Paris, França

Lygia Clark e Hélio Oiticica. Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. São Paulo, Brasil

Lygia Clark e Hélio Oiticica. Paço Imperial. Rio de Janeiro, Brasil

Palavra Imágica. Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. São Paulo, Brasil

1984

Portrait of Country: Brazilian Modern Art. Barbican Art Gallery. Londres, Reino Unido

Coleção Gilberto Chateaubriand: retrato e auto-retrato. Museu de Arte Moderna de São Paulo. São Paulo, Brasil

Tradição e Ruptura: síntese de arte e cultura brasileiras. Fundação Bienal. São Paulo, Brasil

1982

Contemporaneidade: homenagem a Mário Pedrosa. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil

Brasil 60 Anos de Arte Moderna: Coleção Gilberto Chateaubriand. Barbican Art Gallery. Londres, Reino Unido

Brasil 60 Anos de Arte Moderna: Coleção Gilberto Chateaubriand. Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão. Lisboa, Portugal

 

Exposições individuais

1979

Penetrável Rijanviera. Café des Arts. Rio de Janeiro, Brasil

1972

Hélio Oiticica: Metaesquemas. Galeria Ralph Camargo. São Paulo, Brasil

1971

Rhodislândia: Contact. Rhode Island University. Rhode Island, EUA

1969

Hélio Oiticica. Whitechapel Gallery. Londres, Reino Unido

1967

Signals Gallery. Londres, Reino Unido

1966

Galeria G4. Rio de Janeiro, Brasil

 

Exposições coletivas

1980

Homenagem a Mário Pedrosa. Galeria Jean Boghici. Rio de Janeiro, Brasil

1978

O Objeto na Arte: Brasil Anos 60. Museu de Arte Brasileira. São Paulo, Brasil

1977

Projeto Construtivo Brasileiro na Arte 1950–1962. Pinacoteca do Estado de São Paulo. São Paulo, Brasil

Projeto Construtivo Brasileiro na Arte 1950–1962. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil

XIV Bienal Internacional de São Paulo. Fundação Bienal. São Paulo, Brasil

Arte Brasileira no Século XX: Caminhos e Tendências. Galeria Arte Global. São Paulo, Brasil

1973

Expo-Projeção 73. Espaço Grife. São Paulo, Brasil

1972

EX-posição. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil

1970

Abstração Geométrica: concretismo e neoconcretismo. Funarte. Rio de Janeiro, Brasil

Information. MoMA Museum of Modern Art. Nova York, EUA

Do Corpo À Terra. Parque Municipal de Belo Horizonte. Belo Horizonte, Brasil

1968

O Artista Brasileiro e a Iconografia de Massa. Escola Superior de Desenho Industrial. Rio de Janeiro, Brasil

Bandeiras na Praça. Praça General Osório. Rio de Janeiro, Brasil

1967

IX Bienal de Tóquio. Tóquio, Japão

Parangolé Social. Galeria G4. Rio de Janeiro, Brasil

Nova Objetividade Brasileira. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil

V Bienal de Paris. Paris, França

IV Salão de Arte Moderna do Distrito Federal. Teatro Nacional Cláudio Santoro. Brasília, Brasil

1966

Proposta 66. Fundação Armando Álvares Penteado. São Paulo, Brasil

I Bienal Nacional de Artes Plásticas. Salvador, Brasil

Opinião 66. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil

Vanguarda Brasileira. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, Brasil

1965

VIII Bienal Internacional de São Paulo. Fundação Bienal. São Paulo, Brasil

Opinião 65. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil

Soundings Two Exhibit. Signals Gallery. Londres, Reino Unido

1961

III Exposição de Arte Neoconcreta. Museu de Arte Moderna de São Paulo. São Paulo, Brasil

1960

Konkrete Kunst. Helmhaus. Zurique, Suíça

IX Salão Nacional de Arte Moderna. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil

II Exposição de Arte Neoconcreta. Ministério da Educação e Cultura. Rio de Janeiro, Brasil

1959

V Bienal Internacional de São Paulo. Pavilhão Ciccilo Matarazzo Sobrinho. São Paulo, Brasil

I Exposição de Arte Neoconcreta. Galeria Belvedere da Sé. Salvador, Brasil

I Exposição de Arte Neoconcreta. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil

1957

IV Bienal Internacional de São Paulo. Pavilhão Ciccilo Matarazzo Sobrinho. São Paulo, Brasil

Arte Moderna no Brasil. Museo de Arte Contemporáneo MAC. Santiago, Chile

Arte Moderna no Brasil. Museo Municipal de Bellas Artes Juan B. Castagnino. Rosario, Argentina

Arte Moderna no Brasil. Museo de Arte de Lima. Lima, Peru

Arte Moderna no Brasil. Museo de Arte Moderno. Buenos Aires, Argentina

1956

IV Grupo Frente. Companhia Siderúrgica Nacional. Volta Redonda, Brasil

I Exposição Nacional de Arte Concreta. Museu de Arte Moderna de São Paulo. São Paulo, Brasil

III Grupo Frente. Itatiaia Country Club. Rio de Janeiro, Brasil

Pintura Brasileña Contemporanea. Instituto de Cultura Uruguayo-Brasileño. Montevidéu, Uruguai

II Grupo Frente. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil

I Grupo Frente. Galeria de Arte Ibeu. Rio de Janeiro, Brasil