Paisagem Doméstica

José Bechara

De 25 Set a 10 Nov 2006

Apresentada paralalelamente no Rio de Janeiro e em Miami, a nova série faz parte de A Casa e é mostrada juntamente com fotos deste projeto.

Open House é uma série de trabalhos recentes, dedicada à experiência escultórica em pequena escala e está situada no campo de pesquisas de A Casa. A série também encontra-se em exibição na Galeria Diana Lowenstein, em Miami. A exposição conta também com fotos do projeto em dois momentos diferentes: sua criação na residência para artistas ocorrida em Faxinal do Céu, Paraná (2002) e sua primeira exibição em instituição pública, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em 2004. 

Iniciado em 2002, o projeto A Casa vem sendo desde então mostrado em importantes instituições públicas no Brasil e na Espanha. Em 2007, o Museu de Arte da Universidade do Arizona, em Phoenix, nos Estados Unidos, apresenta uma grande instalação deste mesmo projeto, que está também documentado no livro A Casa. Sobre a experiência, José Bechara afirma no livro, em texto de sua autoria: "A partir do conceito de abrigo e da noção familiar de moradia, A Casa procura estabelecer relações físicas, metafísicas e visuais sobre o habitat, criando conexões poéticas com o interior e com o exterior deste lugar."

Confeccionada em diferentes materiais, esta série vem adicionar novas direções à investigação artistica e à obra de José Bechara. Após seu consagrado trabalho em pintura, o artista vem desenvolvendo e ampliando, através do projeto A Casa, sua produção tridimensional, sem portanto, se distanciar de sua trajetória, o que percebe-se na afirmação do curador espanhol David Barro: "o seu olhar é, acima de tudo, um olhar pictórico. É também um olhar humanizado, poético, tenso, mas, sobretudo, insisto, nascido na pintura como experiência vital."