Espaço-Laço

Luciano Figueiredo

De 02 Set a 07 Out 2011

"O que motivou a retomada da série Espaço-Laço foi o fato de não tê-la desenvolvido mais extensivamente desde que comecei, em 2005, as primeiras maquetes. São construções planares e cromáticas aparentemente simples, mas de cálculo complexo e de fabricação extremamente elaborada, onde necessito utilizar os materiais exatos para obter os resultados que imagino. Felizmente, foi-me possível dedicar seis meses intensos para levá-las à cabo para essa exposição, já que utilizo como sempre soluções técnicas e fabricação toda minha", declara Luciano.

Em Espaço-Laço, o artista cria um sistema de acoplar planos partindo da figura do quadrado, através de uma estrutura com camadas de lonas de algodão puro, coladas umas sobre as outras e separando-as em três partes quase iguais: "numa dessas partes realizo cortes sempre na zona central onde deixo apenas fios que atravessam, torcem e amarram o quadrado final para onde tudo dobra e converge. Ou seja, necessito construir uma longa estrutura para que, ao dobrá-la sobre si mesma, obtenha uma espécie de redução espacial extremamente orgânica", explica Luciano. 

São cerca de 28 trabalhos inéditos divididos em duas séries realizadas em 2010 e 2011: uma com trabalhos em formatos maiores, que consistem de superposições de planos e chapas pesadas de madeira, e outra com obras em formatos menores, onde a técnica utilizada é tinta acrílica sobre densas camadas de telas de lona ou papel Arches e madeira. A exposição ainda conta com estudos em miniatura, recurso que o artista utiliza para prever o resultado final de cada obra e que explicam, didaticamente, o processo de contrução planar e cromática.