A Pintura na Caixa

Renata Tassinari

De 11 Nov 2011 a 19 Jan 2012

A busca em "dar um corpo para a cor" remonta à 1993 quando Renata Tassinari iniciou o uso de outros materiais nas suas pinturas. Desde então, o trabalho da artista vem num crescente uso de materiais variados, de tecido sintético, tipos diferentes de tinta e o uso do acrílico. "Eu queria que o trabalho tivesse essa coisa mais artesanal da pintura, e ao mesmo tempo, algo mais industrializado do acrílico e comecei a pensar que podiam entrar outros elementos no trabalho". No caso do acrílico, por exemplo, Renata explica: "Eu pego a moldura de acrílico aberta, trabalho por trás, que é onde fica essa cor bem brilhante, e depois fecho o material e pinto por cima".

O uso da madeira nos trabalhos entra em cena como mais um elemento para dar corpo e volume para a cor. "Eu sempre trabalho com a madeira em estado bruto, sem lixar, sem nada. E ela entra como uma cor no trabalho e também como contraste quando tem um desenho mais forte, como no caso dos trabalhos com nogueira ou jequitibá, que tem muito desenho". 

Todos os elementos que compõem o trabalho de Renata Tassinari se organizam para inserir um pensamento de objeto na obra através da intensidade da cor. As obras são compostas por partes montáveis, heterogêneas, que são combinadas pela artista de forma harmônica.